O Governo de Angola tem vindo a realizar uma forte aposta na reorganização dos serviços de produção e distribution de energia, na gestão dos recursos hídricos e nos sistemas de abastecimento de água e saneamento de águas residuais.
A reforma institucional e o reforço das capacidades técnicas dos quadros nacionais têm avançado de forma consistente, embora os resultados ainda não tenham atingido plenamente os níveis desejados, sobretudo no domínio da sustentabilidade macroeconómica do sector.
Neste contexto, o Governo de Angola decidiu promover esta Conferência Internacional com o propósito de dar a conhecer o trabalho em curso, bem como divulgar junto dos stakeholders nacionais as melhores práticas internacionais e os temas prioritários na agenda dos principais organismos globais dos sectores da energia e da água.
A primeira edição deste evento teve lugar em Setembro de 2013, registando uma elevada participação internacional e despertando grande interesse, com impacto significativo a nível regional. Conforme anunciado pelo Senhor Ministro da Energia e Águas na sessão de encerramento da 1.ª ACEEW, a conferência passou a constituir-se como uma referência regional com periodicidade anual.
A 2.ª Conferência Internacional sobre Energia e Águas é um evento promovido pelo Governo de Angola e organizado pela Eventos Arena que reúne decisores governamentais, líderes empresariais, académicos e organismos internacionais. Sob o lema “Energia & Águas: 50 Anos Servindo o País Rumo à Sustentabilidade”, o evento se propõe a ser uma plataforma de discussão, troca de experiências e exploração de oportunidades de investimento e desenvolvimento sustentável.
A conferência congregará instituições nacionais e internacionais, figuras que contribuíram e contribuem no sector, promoverá visibilidade internacional e apresenta-se como uma oportunidade única para empresas patrocinadoras fortalecerem suas marcas, estabelecerem parcerias estratégicas e contribuírem para soluções sustentáveis nos sectores da energia e águas. Este evento visa impulsionar a cooperação e desenvolvimento.